Dia das Mães 2022: como potencializar suas vendas online

O Dia das Mães é uma das principais datas comemorativas, e uma das principais datas também para o e-commerce, sendo uma excelente oportunidade para melhorar suas vendas!

De acordo com uma pesquisa feita pela Behup para a Globo, a expectativa de compras é positiva: a cada quatro pessoas, três pretendem presentear suas mães e também outras mulheres especiais que exercem esse papel.

Para se ter ideia do potencial desse dia, dentre todas as data importantes para o e-commerce, o Dia das Mães ocupa o terceiro lugar, ficando atrás apenas do Natal e da Black Friday.

Segundo uma pesquisa feita pela Social Miner, All iN e parceiros, o faturamento do varejo e-commerce foi de R$ 6,4 bilhões entre os dias 26 de abril e 09 de maio de 2021, registrando um aumento de 14% em comparação a 2020.

Produtos mais procurados para o Dia das Mães

A pesquisa feita pela Behup, companhia especializada em comportamento humano, entrevistou 800 pessoas. 26% delas pretendem presentear suas mães com roupas, 24% que têm intenção de dar perfumes.

Outros itens também aparecem na pesquisa, como flores, chocolates, calçados, vale-presentes e eletrônicos. Cada um desses produtos oferece diversas possibilidades de boas ideias para sua loja!

Analisando esses números é possível identificar qual o nicho da sua loja e quais as estratégias ideais! Um ponto muito relevante é estar presente nos marketplaces do seu nicho, tendo uma maior visibilidade para sua loja e conquistando certa credibilidade frente aos consumidores.

Além disso, pense em kits personalizados, ofertas, e busque um diferencial entre seus concorrentes, como mimos, embrulho pra presente, cartão, e etc.

Perfil dos consumidores nessa data

É muito importante conhecer o perfil do comprador nessa data porque vai te ajudar na hora de estabelecer uma comunicação adequada, seja nos anúncios ou até mesmo de forma orgância, portanto, se atente a essas informações!

Segundo a pesquisa feita pelo Kantar Ibope Mídia, o perfil dos consumidores nessa data é 54% feminino, com faixa etária de 25 a 44 anos. A classe social do consumidor fica dividida entre classe C, com 46%, e classe AB, a qual também possui números significativos, representando 42%.

Além disso, uma pesquisa feita pela Criteo aponta que 72% dos consumidores buscam os produtos em lojas físicas, mas preferem finalizar a compra online. Portanto, pense em adotar uma estratégia multicanal!

Expectativa

O número de pessoas com a intenção de presentear nessa data aumentou mais de 6% em relação ao ano de 2021, segundo a pesquisa da Behup para a Globo.

Além disso, nove em cada dez pessoas vão comemorar a data, e 86% dos entrevistados afirmam que o principal objetivo é agradecer, o que mostra uma alta adesão de público, com um teor afetivo! Busque explorar essa mensagem através de anúncios e publicações com a temática materna.

Somente as mães são presenteadas?

Apesar de serem a grande maioria, com 73% dos presentes comprados, ainda temos uma grande lista de mulheres que também são presenteadas nessa data:

  • 19% – Esposa ou namorada
  • 17% – Sogra
  • 11% – Avó
  • 7% – Tia
  • 6% – Filha ou enteada
  • 5% – Amiga
  • 4% – Madrinha

O motivo é de reconhecimento! Nesses casos, você pode pensar em campanhas que abordam esses aspectos e acolham toda a diversidade do público citado.

Não se esqueça do estoque

Datas comemorativas precisam de uma atenção especial em relação ao estoque do negócio. É fundamental estar totalmente preparado para o aumento da demanda e não ser surpreendido com qualquer problema.

Além do estoque, a logística também é muito importante porque está diretamente ligada aos prazos de entrega e, consequentemente, com a reputação do seu negócio!

É uma data comemorativa, imagine o consumidor recebendo o presente atrasado, como seria a experiência de compras dele? É algo que não pode acontecer, então esteja preparado e com tudo bem planejado.

Preparado pra arrasar? Boas vendas e um excelente Dia das Mães!

Informações: Ecommerce Brasil

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